0

Lugares Escuros

Lugares Escuros
Título Original : Dark Places
Gillian Flynn
Editora Intrínseca

" Eu tenho uma maldade dentro de mim, tão real quanto um órgão. Corte minha barriga e talvez ela escorra para fora, viscosa e escura, e caia no chão para que você possa pisar nela. É o sangue dos Day. Há algo de errado com ele. "

Libby Day exala uma aura de confusão e maldade. Criada até os sete anos em uma família completamente desajustada até os sete anos, podemos dizer que a vida não cuidou muito bem da pequena Libby. A mãe estava falida, deprimida e tinha quatro filhos para cuidar quando não era capaz de cuidar nem de um. O pai, um viciado em drogas e apostas que só pensava em dinheiro. Nenhum amor paternal vinha dali. O irmão mais velho, Ben Day vivia uma adolescência conturbada entre drogas, abusos, bandas de heavy metal e adoração ao demônio.
Eles viviam em uma fazenda que antes havia pertencido a família de Patty Day, mãe de Libby. Essa mesma fazenda que proveu o sustento da família por anos, estava falida após empréstimos e falta de gestão. Eles estavam prestes a ser despejados !

Somente esse cenário já poderia acabar com qualquer sanidade, mas Libby sobreviveu ao massacre que aconteceu nessa mesma fazenda. A mãe e duas irmãs foram mortas com requintes de crueldade e seu irmão Ben foi julgado e condenado.
Libby cresceu com ódio dentro de si mesma. Revoltou-se contra sua tia, fazia pequenos furtos e jamais conseguiu levar uma vida normal. Vivia de doações de pessoas que haviam se sensibilizado com o massacre, mas esse dinheiro estava chegando ao fim. Sem nenhuma qualificação ou experiência, Libby hoje com mais de 30 anos, nunca havia trabalhado. Às vezes não conseguia nem sair da cama por cinco dias seguidos, muito menos manter um compromisso.

E foi bem nessa fase ruim que Libby conhece um grupo obcecado por crimes violentos, especialmente aquele que acabou com a sua família. Eles oferecem dinheiro a ela por pequenas lembranças e por entrevistas não só com ela, mas com os envolvidos. O Kill Club acreditava que Ben poderia ser inocente e estava disposto a pagar por isso.
O clube havia feito algumas investigações e era certo que o julgamento havia sido conduzido.
A partir desse ponto, Libby se envolve por um misto de necessidade e remorso. Mesmo depois de tanto tempo ela ainda se sente culpada por dizer o que todos queriam ouvir. Ela embarca em um caminho sem volta onde será necessário reviver tudo que ela fazia questão de manter bem esquecido.

Gillian Flyn alterna entre os pensamentos de  Libby, Patty e Ben Day. Somos levados a uma aura de pobreza, depressão e descuido. Filhos negligenciados, falência, revolta típica de adolescência agravada pela falta de cuidados, carinho e um lar com regras. Lugares Escuros nos leva para a escuridão da família Day e todos os seus segredos.

O livro em uma palavra : forte

Como quem lê faz seu filme, Libby Day era uma sobrevivente. Mas a alegria não fazia parte de seus dias. Ela era feita de escuridão. E mesmo sabendo no seu íntimo que Ben poderia ser inocente, ela não consegue investigar isso por ela mesma. Dinheiro e oportunidade a colocam frente a frente com fatos que ela desconhecia. 
Durante a leitura temos tudo para odiar Libby Day, mas uma estranha conexão se forma e sem perceber estamos ao seu lado dizendo: - Levanta dessa cama. Junte as peças e descubra o que realmente aconteceu naquela noite !

Uma leitura pesada, brilhantemente desenhada para te conduzir ao erro como só mesmo Gillian Flynn é capaz de escrever.

Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO