0

Caçada às Cegas

Caçada às Cegas
Título Original : The Visitor aka Running Blind
Lee Child
Editora Bertrand

"Você se dedica muito ao planejamento. Porque o método perfeito não é fácil, e uma preparação cuidadosa é muito importante. Mas isto é rotina para você. Você não tem nenhuma dificuldade com preparações cuidadosas. Nenhuma dificuldade mesmo. Como poderia ter, com sua inteligência ? Depois de todo o seu treinamento ?
Você sabe que os grandes problemas virão em seguida. Como ter certeza de que conseguirá sair impune ? Você usa o seu conhecimento, simples assim. Você sabe mais do que a maioria das pessoas sobre o modo de trabalho dos policiais. Você os viu em serviço muitas vezes, às vezes muito de perto. Sabe o que eles procuram. Por isso, não deixa nada para que eles encontrem. Você analisa tudo isso na sua cabeça, de modo muito preciso, exato e cuidadoso. Com o mesmo cuidado que teria ao marcar o bilhete de loteria que você soubesse com certeza que lhe daria uma fortuna.
Dizem que conhecimento é poder. Quanto mais conhecimento, mais poder. Isso o torna a pessoa mais poderosa do planeta. Quando se trata de matar pessoas. E conseguir sair impune. "

Jack Reacher estava em Nova Iorque tentanto manter uma certa rotina e um relacionamento sério com Jodi Garber. Mas para uma pessoa não muito apegada a regras e padrões, podemos dizer que Jack estava entediado e preso a deveres como de repente ter uma casa e um carro. Para quem viveu a infância em diversas bases militares e depois grande parte da vida ele mesmo trabalhando nelas, estar em uma cidade por muito tempo e ainda ter um teto pode ser assustador. 
Enquanto Jodi colhia sucessos como advogada, ele tentava viver seus dias calmamente. E foi durante um calmo jantar que sua vida ganhou mais emoção. O dono do restaurante estava sendo extorquido e Reacher entra no meio disso por seu senso de honra e também por um pouco de diversão.
Mas o que ele não sabia era que essa brincadeirinha lhe custaria caro. O FBI estava fazendo uma vigilância porque ex militares vítimas de assédio estavam sendo mortas envoltas em mistério. A analista de perfis do FBI havia chegado a um perfil que descrevia o próprio Reacher. E assim, sua vida volta aos holofotes num mundo de ameaças e nenhum direito civil.

Ele não sabia se realmente estava sendo acusado ou aquilo tudo era um blefe, mas a vida de Jodi corria perigo e com isso ele não podia brincar.

Anos servindo na Polícia do Exército lhe serviram para ter um instinto muito aguçado e algo lá no íntimo lhe dizia que esse perfil estava errado, principalmente, porque ele não havia matado nenhuma ex colega militar ultimamente.

Uma trama de intrigas e um assassino que conhecia profundamente os métodos forenses, colocava mulheres que haviam servido o exército em perigo. As vítimas haviam sido encontradas nas banheiras de suas casas, cobertas com tinta verde do exército. Nenhuma fibra, nenhum indício da causa da morte, muito menos quais seriam as próximas. Um mistério !

O FBI precisava da colaboração do exército. O exército não era lá o fã número um do FBI. E Jack Reacher estava no meio dessa coisa.

Reacher tinha seu próprio método de dedução, o que deixava o pessoal do FBI completamente enlouquecido. Principalmente a agente Lamarr, responsável pelo perfil e totalmente presa a idéia de prender Reacher. Além disso, ele precisava se livrar logo da ameaça que pairava em Jodi. Então, uma teoria absurda surgiu, um pouco de sentido, um pouco de divagação e lá estava ele fora do quartel general do FBI em Quântico.

Para Jack Reacher sair limpo dessa história ele só tinha uma opção : pegar esse assassino ! 

Lee Child nos mostra um Jack Reacher incomodado com a idéia de ter um endereço fixo. Ele reconhece Jodi como o "mais próximo de amar" que já aconteceu em sua vida, mas nem por isso deixa de despertar a loucura nas mulheres. Reacher chega muito próximo de estar encrencado e vê suas ex colegas na lista de um terrível serial killer. Mais do que uma xícara de café, agora ele precisava era sair dessa, salvar suas ex colegas e voltar para Jodi.

O livro em uma palavra : adrenalina

Como quem lê faz seu filme, Reacher tem mesmo uma parabólica para encrencas. Estabelecer-se em um lugar, namorar sério e quem sabe ter uma família ? Ah ! Acho que são coisas completamente contraditórias ao estilo Jack Reacher de ser.
Quanto a trama, é possível formular mil e uma teorias durante a leitura. Uma ilusão frenética criada pelo autor para mascarar uma coisa tão banal como inveja e cobiça. 
Muitas reviravoltas te induzem ao erro e no final é impossível não se sentir traída com pensamentos contínuos do tipo : Como foi que eu não percebi isso ?  
Para as piriguetes de plantão, eu só digo uma coisa : - O Reacher continua lindo !

E nessas pesquisas sobre o que há de novo sobre o Major mais durão e gostoso de todos os tempos, eu descobri que foi lançado em 2012 um livro sobre as regras de Jack Reacher. "Você não precisa quebrar as regras se as regras forem feitas por você."
O livro retrata as regras e alguns truques que esse enigmático personagem usa para sair de encrencas.  Infelizmente somente fora do Brasil por enquanto ! Eu já quero ! 

My name is Jack Reacher.
No middle name, no address.
I've got a rule: People mess with me at their own risk.

Rule 1. When in doubt, drink coffee.
Rule 2. Never volunteer for anything.
Rule 3. Don't break the furniture.
Rule 4. Only one woman at a time.
Rule 5. Show them what they're messing with.



É do Jack Reacher ? Eu leio !

Conheça os outros livros da série:
1. Killing Floor (1997) - Dinheiro Sujo
2. Die Trying (1998) - Destino Inferno
3. Tripwire (1999) - Alerta Final
4. The Visitor (2000) - Caçada às Cegas
aka Running Blind
5. Echo Burning (2001)
6. Without Fail (2002)
7. Persuader (2003)
8. The Enemy (2004)
9. One Shot (2005) - Um Tiro / O Último Tiro 
10. The Hard Way (2006)
11. Bad Luck and Trouble (2007)
12. Nothing To Lose (2008)
13. Gone Tomorrow (2009)
14. 61 Hours (2010)
15. Worth Dying For (2010)
15.5. Second Son (2011)
16. The Affair (2011)
16.5. Deep Down (2012)
17. A Wanted Man (2012)
17.5. High Heat (2013)
18. Never Go Back (2013)
18.5. Not a Drill (2014)
19. Personal (2014)
20. Make Me (2015)


Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO