0

A Libélula no Âmbar

A Libélua no Âmbar
Título Original : Dragonfly in Amber
Diana Gabaldon
Editora Saída de Emergência

" - Eu a encontrarei - murmurou ele em meu ouvido. - Eu prometo.
Ainda que tenha que suportar duzentos anos de purgatório, duzentos anos sem você, esse será meu castigo, que eu mereci pelos meus crimes. Porque eu menti, matei e roubei; traí e quebrei a confiança. Mas há uma única coisa que deverá pesar a meu favor. Quando eu ficar diante de Deus, eu terei uma única coisa a dizer para contrabalançar o resto.
Sua voz diminuiu, até quase se transformar num sussurro, eu seus braços apertaram-me com mais força.
- Meu Deus, o Senhor me deu uma mulher especial e, Deus !, eu a amei demais. "

Claire, agora carrega um pedacinho de Jamie dentro dela. Os enjôos matinais e as alterações do corpo eram completamente suportáveis perante o milagre da gravidez. Mas a cabeça de Jamie continua a prêmio e a França poderia ser uma esperança para Jamie e também para a Escócia.
Jamie estava indo ao encontro de seu primo Jared que era um próspero comerciante de bebidas. Assim, ele teria trabalho, dinheiro e ainda poderia acompanhar bem de perto a evolução de Charles Stuart e a revolução Jacobita. De posse da informação passada por Claire que os Escoceses seriam massacrados na batalha em Culloden, Jamie tentaria de tudo para alterar o futuro.
Como Claire não consegue passar despercebida, logo na chegada eles já se metem em uma grande intriga e ganham um inimigo influente de brinde.
Aceitos na corte parisiense cheia de intrigas e conflitos, os dois se aproximam de Charles Stuart e sua amante. Jamie fazia uma espécie de jogo duplo tentando burlar as formas de Stuart arrecadar verbas para seu possível exército invadir a Escócia e Inglaterra. Charles agia por puro orgulho, mas era movido por amor. Um amor fadado ao fracasso uma vez que escolhera uma amante casada.
Tudo corria bem até que Jack Randall ressurge das cinzas e comete perversidades impossíveis de serem aceitas mesmo para quem havia prometido . Dois destinos selados por um passado que insistem em se cruzar. Uma vez pevertido, sempre pevertido !
A tragédia desse episódio resultou em grandes perdas para ambos os lados. Charles Stuart estava por conta própria agora e a loucura que ele estava prestes a cometer também.

Jamie não conseguiu aproveitar muito bem a tão sonhada volta para a Escócia com perdão real. Na propriedade de sua família, vivendo seus dias como sempre sonhou, Jamie foi surpreendido pela convocação de Charles Stuart. A partir desse momento, ele e todos que apareciam naquela maldita lista de convocação eram considerados traidores da coroa inglesa. Só havia uma única chance : A loucura de Charles Stuart tinha que dar certo.

E foi dessa forma que Jamie e Claire estavam no exército lutando contra os ingleses. O futuro segundo os conhecimentos de Claire era certo, mas eles tentavam alterá-lo com suas próprias vidas até que uma terrível escolha precisou ser feita.

O livro é escrito de forma reversa. Ou seja, começa com o desenrolar dessa terrível batalha e sua pior consequência. E ao ler as 935 páginas tentamos mudar o que já era dado por certo logo nos primeiros capítulos. 
Já no início conhecemos Brianna, criada por Frank Randall por quase vinte anos e protegida do seu legado escocês. Mas Claire resolve contar a verdade a filha e a verdade começa em uma viagem para a Escócia com seus fatos históricos e um poderoso círculo de pedras chamado Craigh na Dun.

Diana Gabaldon, ilude o leitor e o deixa em desespero para depois na última página fazer nascer a esperança novamente.

O livro em uma palavra : intenso

Como quem lê faz seu filme, passagens trágicas e regadas ao imenso bom-humor de Jamie aparecem várias vezes no decorrer da trama. Murtagh está um pouco mais solto do que no primeiro livro e não menos importante.
A politicagem da corte parisiense é mais do que evidente e por mais glamour que se coloquem nos livros, acho sempre difícil de aceitar alguns comportamentos. Ninguém pode alegar que a trama não parece real pois a autora mescla fatos reais com sua criação de maneira magistral.

Já Fergus, é um personagem novo que rouba a cena cada vez que aparece. Acredito que Jamie se afeiçoou tanto a ele justamente por terem muitas traquinagens em comum.

Eu vivi emoções fortes com esse livro. Mortes, sofrimento e muita angústia envolvem a jornada de Jamie e Claire. E claro, muito amor. Um amor tão profundo que foi capaz de aceitar as perdas e os meios para muitas vezes salvar a vida de ambos. Um amor que venceu o medo, o rancor, o orgulho e se provou mais forte que a guerra e a distância.
Diana Gabaldon coloca esse amor à prova e a redenção e a cura desses dois é algo muito lindo de se ler.

Uau ! Que livro !  Se você ainda não começou a ler a série Outlander, pare tudo e vá ler agora.

Conheça a série de livros :
1. Cross Stitch (1991) aka Outlander - A Viajante do Tempo
2. Dragonfly in Amber (1992) - A Libélula no Âmbar
2.5. The Custom of the Army (2012)
3. Voyager (1993) -
3.5. A Plague of Zombies (2013)
4. The Drums of Autumn (1996)
5. The Fiery Cross (2000)
6. A Breath of Snow and Ashes (2005)
7. An Echo in the Bone (2009)
7.5. The Space Between (2014)
8. Written in My Own Heart's Blood (2014)
8.5. A Leaf on the Wind of All Hallows (2012)

Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO