0

Quando Você Voltar

Quando Você Voltar
Título Original :  Home Front
Kristin Hannah
Editora Arqueiro

"Sua esposa estava partindo para a guerra. Guerra. Como ele tinha deixado escapar isso ? Ela podia morrer.
- Respire - disse Jolene com ternura.
Michael a encarou com os olhos brilhantes de lágrimas que tentava conter.
- Como vocês conseguem fazer isso ? Todos vocês ...
Lulu esticou os braços e se inclinou na direção de Jolene.
- Não vai embora, mamãe. Eu vou ser boazinha. Eu não fico mais inbisível .
Jolene pegou a caçula e a abraçou com força.
- Você é a menina mais boazinha do mundo, Luci Lou ... - Ela prendeu um pequeno broche com asas douradas na fantasia de Lulu . - Sempre que você olhar para estas asinhas, saiba que estou pensando em você, Lulu. Está bem ? "

Jolene Zarkades era casada e mãe de duas meninas, mas era no controle de um helicóptero Blackhawk que tudo fazia sentido. Desde muito cedo Jolene conheceu a distância e as dores de um lar desestruturado e foi no exército que ela encontrou o sentido para tudo. O exército fez dela uma mulher forte e determinada e foi pilotando um Blackhawk que ela conseguiu chegar tão perto do céu.
Conciliar o casamento, a maternidade e o exército não era fácil, mas Jolene tentava com todas as forças. O marido era a parte mais difícil. Ele não acreditava no exército, na guerra e muito menos no lado patriota de todos os soldados. A chegada das filhas os distanciou e o exército só amplificava ainda mais essa distância. Resultado : O casamento estava em crise !

A crise não se resumia a casa de Jolene, a guerra do Iraque estava no auge e antes de ser mãe, antes até mesmo de ser esposa, ela era a Subtenente Zarkades e precisava atender aquela convocação. Ela iria para o Iraque !

Era a sua primeira missão no Iraque. Ela sempre havia protegido a sua família dizendo que as mulheres eram poupadas e nunca iriam para a linha de frente. Ela dizia que faria o transporte de pessoas importantes e ficaria bem longe do perigo. Agora, a guerra era uma realidade e essa mentira contada tantas vezes estava muito perto de ser descoberta.

Partir já não era fácil para quem estava com o casamento andando bem, imagina para quem tinha um marido distante enquanto pai e enquanto amante.  A companhia de sua amiga e também piloto de helicópteros, Tami. As duas haviam entrado juntas no exército, moravam perto e tinham adolescentes da mesma idade. Juntas, planejaram envelhecer juntas na enseada da praia com suas famílias por perto.
Já no fronte de guerra, Jolene e Tami a cada dia tinham mais medo de não cumprir a promessa de voltar para suas famílias. Enquanto Tami tinha o apoio incondicional do marido, Jolene contava apenas com saudade das filhas e a dor de não ser mais amada pelo marido.

Kristin Hannah nos apresenta a dificuldade das mães que precisam partir para a guerra. Como se despedir de quem mais amamos ? Como explicar que o dever militar nada tem a ver com a vontade de ficar ?

Os EUA estão no Iraque por mais tempo do que lutaram na 2ª Guerra Mundial. Foram 4 anos na luta contra Hitler, e já são 6 de conflitos pós-Saddam. Se contarmos as operações no Afeganistão, 1,5 milhão de americanos serviram em batalha entre 2001 e 2007. Desses, 4 mil morreram e 60 mil foram feridos ou caíram doentes. Mas nem todas as cicatrizes são visíveis. Na mente de alguns soldados, a batalha nunca termina. * 
E assim, a autora nos mostra os horrores, as mortes, as mutilações e os traumas de guerra. Nesse momento a ficção se encontra com a realidade e o livro se torna tão real que podemos sentir a angústia dos personagens.
É sem dúvida uma história de dever, família e segundas chances.

O livro em uma palavra : tocante

Como quem lê faz seu filme, já é uma característica marcante da autora transbordar emoções em cada página, mas Quando Você Voltar vai um pouco mais além. Nos envolvemos logo de cara com a mãe, piloto de helicópteros que precisa "abandonar" as filhas com um marido que naquele momento não se envolvia com nenhum afazer paternal ou até mesmo doméstico. A mulher que trabalhava no exército que o marido tanto odiava. A mulher que ia para a guerra que o marido não via sentido algum.
Jolene é a heroína perfeita ! E é impossível não sentir empatia por ela e por seu drama particular.

Quando Você Voltar é sem dúvida alguma, um livro para ler e reler.



Fonte : Revista Super Interessante http://super.abril.com.br/cultura/traumas-guerra-447923.shtml

Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO