0

Esconda-se

Esconda-se
Título Original:  Hide
Lisa Gardner
Editora Novo Conceito

O problema é que não há trilha sonora para a vida real. Nos filmes, sabemos quando alguma coisa ruim vai acontecer porque é o que nos diz o próprio som. Não há uma pessoa cujo coração não dispare ao ouvir a música-tema de Tubarão e, francamente, isso é algo reconfortante. (...) A vida muda em um instante, sem trilha sonora para nos guiar.
O que deixa alguém, como eu, dando saltos a cada barulho que ouço, porque não consigo saber a diferença.

 A cena do crime é em um antigo hospital psiquiátrico. Uma espécie de caverna de horrores onde seis meninas são encontradas mumificadas.
A sargento D.D.Warren sabia que aquele caso atrairia a imprensa e daria muito trabalho. Imediatamente ela chama seu companheiro e policial do estado detetive Robert Dodge . Bobby havia saído há pouco tempo da força tática e era um recém detetive, mas conhecia D.D. muito bem e os dois juntos eram uma dupla e tanto.

Em paralelo temos a história da família de Annabelle Granger que desde muito cedo soube o que era o medo. Três malas, alguns objetos preferidos, identidades falsas e uma nova cidade. Aulas de defesa pessoal e o medo constante já faziam parte da rotina deles. Annabelle já teve mais nomes do que um dia poderia imaginar, mas nunca descobriu do quê seu pai tanto fugia até que viu seu nome associado ao massacre do hospital psiquiátrico.

Ela precisava de respostas, D.D. precisava de respostas.

Uma teia tão emaranhada que era a investigação andava em círculos e de repente a única informação válida era justamente da pessoa que estava supostamente morta.  Annabelle Granger hoje já adulta contou a polícia que quando era pequena costumava receber presentinhos anônimos em sua casa, coisa que enfureceu seu pai e culminou em vários chamados para a polícia local quando um estranho observava a casa e tentou arrombar a janela da filha. Um desses presentes era um colar que o pai havia mandado Annabelle jogar fora, mas ela havia dado a sua vizinha e melhor amiga.

Bobby não podia olhar para Annabelle que se lembrava de Catherine Gagnon. D.D. não podia olhar para Annabelle que fervilhava de ódio.
Catherine representava a saída de Bobby das forças especiais e um envolvimento afetivo que quase custou a carreira dele.
As duas pareciam irmãs, como uma única diferença : Catherine não conseguiu fugir.

Lisa Gardner tem a habilidade de escrever tramas alucinantes. O enredo é tão emaranhado que é quase imposível não formar mil conjecturas paralelas. Esconda-se é um romance policial que retrata como o horror  não tem limites. Meninas sequestradas e torturadas, famílias completamente desestruturadas e o perigo que muitas vezes está mais perto do que imaginamos.

O livro em uma palavra : elétrico

Como quem lê faz seu filme, eu cai de amores por Lisa Gardner ao ler Viva para Contar. Uma escrita inteligente, uma trama emaranhada que deixa a mente da gente a mil por hora. Adoro !
A sargento D.D. Warren tem um humor ácido e a boca de um estivador e já o detetive Bobby tem uma quedinha por mocinhas em perigo. Os dois se completam !

Em Esconda-se a autora laça o leitor logo nas primeiras páginas. Uma cena bizarra onde seis meninas são encontradas mumificadas. Quem são essas meninas ?  O louco que fez isso era funcionário do hospital, interno ou simplesmente se sentia seguro no terreno ?
E o principal questionamento : Por quê a família de Annabelle fugia tanto ? E qual era a conexão com a morte das meninas ?

A verdade é que você não consegue respirar antes de desvendar esse enigma. Ponto para a autora !

Eu só retiro o que eu disse na resenha de Viva para Contar. Cada livro conta um assassinato, mas existe uma certa cronologia na vida pessoal dos detetives. Ao ler fora de ordem, a cabeça da gente dá mil voltas para entender os detalhes. É uma pena que a editora venha publicando fora de ordem :-(



Conheça a série dedicada a detetive D.D. Warren
1. Alone 
2. Hide - Esconda-se
3. The Neighbor 
4. Live to Tell  - Viva para Contar
5. Love You More - Sangue Na Neve
6. Catch Me 
7. Fear Nothing
The 7th Month 

Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO