0

As Sete Vidas do Amor

 
As Sete Vidas do Amor
Título Original : Le Sette Vite Dell´amore
Carla Dalessio
Editora Bertrand

Quando um golfinho comete um engano, o treinador não reage de forma alguma. Espera alguns segundos, sem olhar para ele, então recomeça o seu trabalho. A idéia é que qualquer reação, positiva ou negativa, acabe alimentando um comportamento. Se um comportamento não provocar qualquer reação, acabará desaparecendo sozinho. "


Ada estava apenas se confessando quando tomada por um ímpeto de loucura, resolveu roubar o gato do padre. Seu casamento não estava tão bem, seu relacionamento com a filha não estava lá aquelas coisas e o gato acabou sendo a sua compensação.
Munida da coragem inerente aos desajustados, Ada resolve visitar Mara uma amiga da filha a fim de conhecer um pouco mais da própria filha e arejar a cabeça. Mara já não divide mais o apartamento com Nina (filha de Ada). Hoje, suas companheiras são Bea, uma modelo e atriz oca e superficial e Zoja, uma ucraniana sofrida e enganada pelo marido.
Nina, por outro lado, está cuidando de seus golfinhos e em um relacionamento sério com o espanhol Javier. Todas as tentativas de se manter afastada emocionalmente estão ruindo aos poucos. Javier é todo "corações e flores" e aos poucos tá vencendo a barreira emocional de Nina que por vezes somos levados a pensar que só existe por causa de um outro relacionamento que terminou de forma desastrosa.
Em um outro núcleo temos Gilda, uma esposa entristecida pelo comportamento do marido e também por não ter conseguido engravidar até o momento e seu marido Nando que viveu uma vida de playboy as custas do sogro. Gilda resolve dar o troco no marido de uma maneira nem um pouco convencional e uma súbita mudança financeira a deixa em uma situação complicada.
A vida desses e de outros personagens se cruza e de repente tudo está conectado. Não sem antes dar um nó na cabeça do leitor. Muitos personagens e um estilo literário onde os excessos fazem parte do dia a dia nos levam a uma comédia italiana fanfarrona. E o tal gato que tinha tudo para ser o fator místico na trama, mas acaba se revelando um personagem secundário.

O livro em uma palavra : Confuso

Como quem lê faz seu filme, As Sete Vidas do Amor foi um dos poucos livros que não funcionaram para mim. Talvez o estilo literário, talvez uma trama meio bagunçada com muitos personagens e um fundo onde eu acabei tendo muito dificuldade de montar o enredo em minha cabeça.
Ada e Zoja foram as personagens mais interessantes na minha opinião e foi por elas que eu fui até o final.
Quem leu e tem uma opinião diferente, manifeste-se :-)

Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO