0

O Projeto Rosie

O Projeto Rosie
Título Original: The Rosie Project
Graeme Simsion
Editora Record

" Pedi uma casquinha dupla de alcaçuz e chocolate com pimenta para mim e perguntei a Elisabeth qual seria a segunda opção dela.
- Se eles não têm de damasco, não vou tomar nada.
Não dava para acreditar. Todos os sabores de sorvete têm basicamente o mesmo gosto, devido ao resfriamento das papilas gustativas. Isso é ainda mais verdadeiro no caso dos sabores de frutas. Sugeri um de manga.
- Não, obrigada, deixa pra lá.
Expliquei a fisiologia do resfriamento das papilas gustativas com detalhes. Previ que, se eu comprasse um sorvete de manga e outro de pêssego, ela seria incapaz de perceber a diferença. E que, por extensão, ambos seriam equivalentes ao de damasco.
- Eles são completamente diferentes - disse ela. - Se você não consegue distinguir manga de pêssego, o problema é seu. "

Don Tillman, 39 anos, tão inteligente que chega a ser distraído dos pormenores diários e tão incrivelmente sem habilidades sociais é o protagonista dessa história. Ele era tão desastroso em relacionamentos amorosos que resolveu criar o Projeto Esposa.

Don tinha dois amigos psicólogos. Cláudia, que atendia em um consultório e Gene que era chefe de departamento na mesma universidade que Don trabalhava. Gene, era adepto ao casamento livre. Sua tese era experimentar o sexo com mulheres de todos os continentes. Um estranho casal que aceitava Don e suas manias e o apoiava.

O Projeto Esposa consistia em submeter um questionário verbalmente ou não, dependia do caso, logo no primeiro encontro. Claro que baseado simplesmente nas respostas, Don estava fadado a morrer solteiro dado ao alto nível de exigência do tal questionário. Atrasos eram inaceitáveis, fumantes eram inaceitáveis, vegetarianas também e ainda deveriam possuir um bom IMC ( não poderiam ser gordas).

E quando o Projeto Esposa vai de mal a pior, eis que surge a oportunidade de sair para jantar com Rosie, uma indicação de Gene. Logo no primeiro encontro, Rosie acaba com toda a programação de Don. Rosie é imprevisível e algo nela atrai Don logo de cara apesar do fato da mesma ter sido reprovada no Projeto Esposa com louvor.

Rosie tira o Don de sua normalidade, ela o faz quebrar várias regras de conduta em menos de um mês.
Don, acredita que pode concluir o Projeto Pai para Rosie. Um projeto que diz respeito ao passado de sua mãe e uma festa de formandos em medicina.

A partir desse ponto, vemos um outro Don. Um Don determinado, engraçado e disposto a abrir mão de algumas regras apenas pela companhia de Rosie. Uma desculpa, uma negação dos próprios sentimentos ou simplesmente algo para ficar mais perto de Rosie. O fato é que o Projeto Pai faz com que Don conheça mais a vida e a Rosie. Conhecimento que fatalmente o leva a trabalhar com muita ênfase no Projeto Rosie. E este, sem dúvida alguma, se torna o projeto mais difícil de sua vida.

Uma história maluca sobre como se apaixonar pela pessoa errada ( ou não ) . Rosie não tinha o perfil que Don acreditava ser o ideal para a sua esposa, mas foi justamente com ela que Don viveu os encontros e desencontros mais memoráveis. O amor não segue padrões e muito menos projetos.

O livro em uma palavra : emocionante

Como quem lê faz seu filme, eu ri alto com Don. Ele é inteligente ao ponto de aprender todos os passos de dança em menos de uma semana, de decorar o manual do barman e tem uma memória invejável. Agora, quando o assunto tem alguma coisa a ver com sentimentos ou palavras de carinho, ele é uma negação. É tão desastroso, que chega a ser engraçado. 
E tudo isso acontece porque ele nunca consegue passar do primeiro encontro. Por que será né ?! E pensar que existem muitos Don Tillman por aí hein ?!

Outro personagem intrigante é Gene. Ele é casado, mas não acredita em monogamia. O negócio dele é experimentar. Eu me perguntei o tempo todo se ele continuaria na mesma posição se a esposa dele também resolvesse experimentar por aí rsrs

O Projeto Rosie é uma leitura muito prazerosa. Você ri, você torce para dar certo e ao mesmo tempo não acredita no rumo das coisas. Curti muito !
E vem adaptação para as telonas por aí. Os direitos já foram vendidos para a Sony Pictures e esse eu quero conferir bem de perto !

Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO