0

Inferno - Dan Brown

Inferno
Título Original : Inferno
Dan Brown
Editora Arqueiro

" Perguntem-se : O que veio depois da Peste Negra ?
Todos sabemos a resposta.
A Renascença.
Renascimento.
Tem sido sempre assim. A morte é seguida pelo nascimento.
Para alcançar o Paraíso, o homen deve atravessar o Inferno.
Foi esse o ensinamento do mestre.
E aquela ignorante de cabelos prateados ainda ousa me chamar de mostro ? Será que ela ainda não compreende a matemática do futuro ? Os horrores que ela trará ?
Eu sou a Sombra.
Eu sou a salvação. "

O célebre professor Robert Landon acordou em um hospital com muita dor de cabeça e flashes de memória. Os médicos o informaram que ele havia levado um tiro. 
A sua última lembrança era uma aula em Harvard, mas ao olhar pela janela ele via Florença e uma grande pergunta ecoava em sua mente : Como cheguei até aqui ?

Confuso e com imagens pra lá de macabras rondando a sua mente, o ápice eclode quando uma mulher na tentativa de matá-lo acaba matando um dos médicos.
Em sua fuga ele acaba por se complicar ainda mais e em pouco mais de 3 horas, se vê analisando a imagem de um quadro de Botticelli inspirado em uma das maiores obras literárias : A Divina Comédia de Dante Aliguieri . 
O Inferno de Dante, uma das partes da Divina Comédia, vinha inspirando obras sinistras desde 1330. Só que esse quadro havia sido adulterado e uma mensagem estava nítida naquela demostração bizarra : CATROVACER . Além das letras , um homem usando a máscara da peste estava nítido nessa versão.

" A verdade só pode ser vislumbrada através dos olhos da morte ."

O professor, que de longa data tem um radar de encrencas do tamanho do mundo e uma sede irreparável por respostas, precisava descobrir como e por quê ele havia acordado em Florença e quem tentava matá-lo. 

Em paralelo, um consórcio que nunca perguntava por que um cliente contratava seus serviços. Sigilo e discrição eram o principio básico das operações. Por essa razão quando um cliente muito rico o contratou para mantê-lo em segurança e longe da OMS, o serviço foi feito sem nenhum questionamento.

Perseguições por grandes monumentos de Florença, pistas em obras de arte e uma bizarra teoria sobre o crescimento populacional . Tudo isso conectado a Divina Comédia de Dante Aliguieri e claro, como não poderia faltar,  ao professor Robert Langdon.
Dan Brown em Inferno, nos leva a Florença de Dante e em 442 páginas conecta vários enigmas e simbologias a uma teoria sobre o crescimento populacional e o avanço da ciência. 
Mais uma vez, como em livros anteriores, tudo é descrito de forma tão real que é impossível não se ver pesquisando sobre a obra, ou um determinado monumento a procura de símbolos ou pistas.

O livro em uma palavra : imprevisível

Como quem lê faz seu filme, ao terminar o livro eu fiquei pensando que Dan Brown sabe escrever uma reviravolta como ninguém. Robert Langdon sofre nas mãos dele. É levado ao hospital, percorre Florença como um fugitivo, confia na pessoa errada e tem a missão quase impossível de mudar o curso de uma manobra de um aficionado por Dante ligado a um movimento clandestino chamado transumanismo.

Impossível não gostar.
Impossível parar de ler.
Impossível não se conectar.

Tudo faz sentido na hábil escrita de Dan Brown. É tudo tão sinistro e revelador ao mesmo tempo, que por mais que seja meio exagero de teoria da conspiração, a gente pensa : Quero ver onde vai dar ! Só que o livro te leva e tem horas que é tão real que ouvimos os batimentos cardíacos do pobre professor Langdon.

" Abandonai toda a esperança, vós que aqui entrais ! "

O trabalho de pesquisa do autor é primoroso. Detalhes dos monumentos são colocados de forma tão natural que nos sentimos íntimos das cidades em questão e da obra literária. 
Tenho certeza que tem muita gente lendo A Divina Comédia com outros olhos depois de ler esse livro.

Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO