0

Extraordinário

Extraordinário
Título Original : Wonder
R.J.Palacio
Editora Intrínseca

" ... mas o que quero que vocês, meus alunos, levem de sua experiência no ensino fundamental - prosseguiu - é a certeza de que, no futuro que vão construir para si, tudo é possível. Se cada pessoa nesse auditório tomar por regra que, onde quer que esteja, sempre que puder, será um pouco mais gentil que o necessário, o mundo realmente será um lugar melhor.
E, se fizerem isso, se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus. "

Imagine que você nasceu com disostose bucomaxilofacial. Uma deformidade no rosto tão severa que te rendeu diversos apelidos como Aberração, Freedie Krueger, Deformado, etc ...
Conseguiu imaginar ?
Então esse é o dia a dia de August Pulman. Um menino de dez anos  apaixonado por Star Wars que fez mais cirurgias do que um ser humano comum poderia fazer em duas vidas. 
Ele só queria ser um menino de dez anos e fazer coisas normais de um menino de dez anos. Mas, suas cirurgias o impediam de ir para a escola enquanto pequeno. Agora, sua mãe achava que ele deveria tentar cursar o 5º ano em uma escola regular.
Nada o impedia de cursar a escola nova além de sua aparência. Ele havia sido aprovado na entrevista e também nos testes. Só que lá no fundo, Auggie sabia que ainda não estava preparado para enfrentar pessoas olhando, julgando e exalando repulsa.
Um capacete de astronauta havia sido seu companheiro por muito tempo, mas ele havia sumido e desde então, estava por sua conta e risco.

O Sr. Buzanfa (sim, esse era o nome do diretor) sempre foi muito justo e carinhoso, mas isso não aconteceu tão fácil com seus novos colegas. Já ouviram a célebre frase " Uma imagem fala mais que mil palavras " ?  
Auggie não só ouviu como vivenciava isso. A sua aparência teimava em passar uma imagem que não era dele, que não era ele, que definitivamente não fazia jus a pessoa que ele era. E como ele ainda não havia conseguido se encontrar com o gênio da lâmpada, a solução era viver e lutar para que as pessoas não julgassem um menino pela cara.

E assim, Auggie sofreu muito na escola nova, mas aos poucos sua personalidade tomou conta de sua aparência. E a saga desse lindo aprendizado é lindamente retratada por R.J. Palacio nesse livro que não poderia mesmo ter outro título.

O livro em uma palavra : Reflexivo

Como quem lê faz seu filme, Extraordinário é um livro muito especial. A síndrome que Auggie desenvolveu ainda no ventre materno, aquela que fez o médico desmaiar no dia do parto, afetou não somente o bebê, mas a família inteira. Uma família que nunca deixou de amar, que nunca perdeu o bom humor, que nunca se rendeu ao preconceito.
O livro é dividido em várias partes e temos a visão do próprio Auggie, alguns de seus colegas e sua irmã . Cada personagem mostra sua visão e uma breve explicação para seus atos e sentimentos. Toda história tem dois lados, mas o amor acaba conectando todos eles.

Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO