0

O Príncipe da Névoa

O Príncipe da Névoa
Título Original : El Príncipe de La Niebla
Carlos Ruiz Zafón
Editora Suma de Letras

" Max tinha lido uma vez, num dos livros do pai, que certas imagens da infância ficam gravadas no álbum da mente como fotografias, como cenários aos quais, não importa o tempo que passe, a pessoa sempre volta e nunca esquece. Max compreendeu o sentido daquelas palavras na primeira vez em que viu o mar. "

Dois grandes amigos unidos até mesmo na paixão pela mesma mulher. Richard Fleischmann e Victor Kray se apaixonaram pela filha do terrível professor de química. Na noite da formatura, tomados pela bebida, um ato impensado fez Richard Fleischmann prometer algo que se arrependeria pelo resto de sua vida.

Muitos anos mais tarde, Max Carver chega a intrigante casa de praia juntamente com seu pai, mãe e irmãs. Max, era o filho de meio de um relojoeiro que fugia da guerra e acreditava que o ambiente praiano da pequena cidadezinha faria bem, tanto para os negócios, quanto para a própria família.
Logo no primeiro dia sua irmã Irina se afeiçoa a um sinistro gato e então passa a ouvir vozes. Vozes que a atormentaram tanto que um acidente acabou acontecendo.

O casarão escondia muitos segredos e Max ficava ao mesmo tempo amedrontado e instigado a explorá-los.
Filmes antigos do primeiro morador do casarão mostram estátuas de pedra nos fundos da casa. Um formigamento de excitação toma conta de Max . Formigamento que ele só começa a entender quando conversa com seu novo amigo Roland. 
Roland conta para Max e sua irmã Alícia, toda a história do naufrágio do navio Orpheus e como seu avô, o único sobrevivente, acabou construindo o farol na tentativa de evitar mais tragédias.

Naufrágio sem corpos, névoa sinistra, esculturas de pedras e a trágica história do casarão, fazem Max chegar tão perto da verdade que sua própria vida estava em perigo.

O Príncipe da Névoa é o primeiro livro de Zafón. O começo de sua genialidade como escritor que um dia foi escrito para jovens leitores. Não encontramos uma sequência de eventos tão envolvente como em A Sombra do Vento porque Firmín Romero de Torres só existe um (risos). Mas, Max é um personagem muito cativante ! Como apenas treze anos de idade consegue remexer em uma trama guardada há muitos anos e ficar face a face com o mal que rondava aquele casarão.
Um conto de terror ? Talvez . 

O livro em uma palavra : intrigante.

Como quem lê faz seu filme eu me apeguei a Max logo de cara. Comecei a primeira página com a mente aberta esperando algo mediano ou até de menor qualidade. Confesso que me surpreendi com a leveza que Zafón já demostrava em seu primeiro livro.
Max é um personagem com um senso de busca da verdade incrível demais para quem só tem treze anos. Ao mesmo tempo, Cain o grande vilão sobrenatural, é terrivelmente assustador sem deixar de ser em parte real. Todo desejo tem um preço e é exatamente isso que Zafón nos revela em O Príncipe da Névoa.

Leitura gostosa que nos faz prender a respiração em torno dos mergulhos do naufrágio. Medo e coragem alinhados para salvar vidas e tentar mudar o curso de uma promessa.

Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO