0

Garota Exemplar

Garota Exemplar
Título Original : Gone Girl
Gillian Flynn
Editora Intrínseca

" Vocês têm o mesmo ritmo. Clique. Vocês simplesmente se conhecem. De repente, você se flagra lendo na cama e panquecas no domingo e rindo de nada e a boca dele na sua.
E é tão além do legal que você sabe que nunca poderá voltar para o legal. Rápido assim. Você pensa : Ah, eis aqui o resto da minha vida. Ele finalmente chegou. "

Amy é filha única de dois psicólogos criativos que escreveram a série de livros Amy Exemplar. Em meio a fama dos livros e a obrigação implícita de ser realmente exemplar, Amy era dona de múltiplas personalidades. Uma camaleoa de acordo com a necessidade ou o tipo de namorado.

Nick nunca havia ficado com uma garota como Amy. Linda, engraçada e ácida. Aquela pessoa que o fazia rir de coisas que só mesmo os dois entendiam. Piadas secretas para apimentar o amor.

Ele era jornalista e ela escrevia testes de perfil para revistas. Um trabalho modesto, mas para o estilo de vida escolhido por eles era o suficiente. O casamento foi inevitável e ele acabou levando Nick para o mundo de Amy Exemplar. Os pais de Amy eram ricos por conta da série de livros e Amy teve uma vida glamourosa e é somente através de Nick que ela vive algo mais real.

A realidade mesmo, veio quando a era digital roubou o emprego dos dois e a vida os levou para a cidade natal de Nick. O oposto de Nova York, Carthage era uma cidade falida que além de lidar com a diferença cultural, Amy ainda precisava lidar com a doença da sogra e o marido depressivo. Uma reviravolta imensa que deixou seu casamento exemplar de pernas para o ar.

A falta de dinheiro afetou diretamente o relacionamento dos dois. O pouco dinheiro restante da venda dos livros da série Amy Exemplar havia sido cedido para Nick comprar um bar juntamente com sua irmã gêmea Margo.
Não era só Amy que andava desiludida, Nick também não conseguia lidar com a situação. A sensação de incompetência, a idade, a falta de dinheiro, enfim, tudo colaborou para que o casamento se desfizesse aos poucos.
Indiferença, vergonha e rancor são apenas alguns sentimentos que Nick gostaria de esquecer. No momento a jovialidade de uma sala de aula era algo revigorante para ele. Nada de grandes preocupações, apenas o vigor da juventude. E assim, Nick se afasta cada vez mais de sua esposa através da alternativa mais fácil de se escolher.

Amy não está em lugar nenhum. Ela desaparece exatamente no dia no quinto aniversário de casamento deixando apenas o ritual da caça ao tesouro. Uma espécie de brincadeira herdada dos pais que Amy fazia todos os anos. Pistas que lembravam momentos da vida dos dois que levavam a outras pistas e depois o presente final. 
Só que agora Amy havia desaparecido, a casa estava revirada e Nick sendo o marido, era o principal suspeito.

O comportamento de Nick o julga e o condena como culpado. As mentiras, as omissões e detalhes sórdidos que aparecem durante as investigações fazem com que Nick Dunne seja odiado pela mídia, pelos vizinhos e pais de Amy. Se aquilo era um jogo, Nick precisava começar a jogar as suas cartas bem rápido porque a polícia já tinha o caso encerrado como homicídio, embora que sem corpo.

Gillian Flynn joga o leitor de um universo ao outro. Impossível não se conectar com as mazelas de um casamento falido. Nunca subestime uma vingança !

O livro em uma palavra : Imprevisível

Como quem lê faz seu filme, Garota Exemplar é narrado através de visões alternadas de Nick e Amy. Dois pontos de vistas completamente opostos de uma mesma relação. A necessidade acima do amor, a obsessão acima da justiça. Sentimentos pouco importam, o que vale mesmo é o querer, a vingança.

Amy é capaz de fazer ping pong com suas opiniões. Ora sentindo pena da personagem, ora odiando e torcendo para ela tropeçar e cair de boca.
Nick é um fraco. Uma pessoa que se deixou dominar, que não lutou bravamente. Não prestou atenção aos sinais e se entregou ao inimigo. Ele tem os dois pés na lama e até a sua eterna relação com sua gêmea está abalada. 

Um thriller psicológico que vai mudar os seus conceitos. Você jamais vai olhar para o seu companheiro da mesma forma. Uma visão completamente sombria sobre como um casamento pode matar.

http://www.garotaexemplar.com.br/

Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO