0

Alerta Final - Jack Reacher

Alerta Final
Título Original : Tripwire
Lee Child
Editora Bertrand

" De repente, pareceu-lhe sensato dar a volta e caminhar a distância impossível na direção oposta. Isso faria da vadiagem uma escolha consciente, e uma escolha consciente transformaria a vadiagem em algo completamente diferente. A questão toda era que a vadiagem era uma aceitação feliz e passiva da falta de alternativas . Ter alternativas estragava tudo. E Leon tinha lhe colocado uma imensa alternativa nas mãos.
Estava ali, tranquila e gentil, ao lado das águas do Hudson, esperando por ele. Leon deve ter sorrido enquanto escrevia aquela decisão. Sorrido e pensado, vamos ver como você se sai desta Reacher."

Ao longo dos seus um metro e noventa e oito, um pouco mais de cem quilos e chegando aos 39 anos, Jack Reacher, dono de um curriculum invejável, contrariando Dinheiro Sujo e Destino Inferno, havia se estabelecido em Key West. Fazia do ato de cavar buracos de piscinas algo mais objetivo do que exercícios físicos em uma academia cara e no período da noite ainda era presenteado com a visão de lindas mulheres em uma boate de strippers. Ele zelava pela segurança delas e estranhamente ainda recebia por isso, embora que utilizando o nome de Harry S. Truman. O velho hábito de tronar-se invisível adquirido ainda quando estava trabalhando na Polícia do Exército Americano o perseguia pelos dias atuais.
Uma vida calculada e tranquila que fora interrompida quando um detetive chega em Key West procurando por um tal Jack Reacher. O problema era que o tal detetive Costello estava sendo seguido por dois capangas sinistros que agora também queriam saber quem era o tal Jack Reacher.
Alguns socos mais tarde e depois de encontrar um cadáver, o bom e velho Jack já estava de partida de Key West. Seu destino era Nova York e sua missão inicial era descobrir quem queria saber onde ele estava vivendo e por quê.

Toda essa trama o leva diretamente até um grande companheiro de farda e uma antiga paixão do passado. 
Quinze anos de espera e medo o distanciavam daquela menina que hoje já era uma mulher. Palavras não ditas, sentimentos camuflados e o medo de não ser correspondido . Uma paixão que também estava sendo procurada e assim como ele, estava correndo perigo.

Um segredo obscuro da guerra do Vietnã, guardado por trinta anos que não poderia vir à tona de jeito nenhum. Esse era o preço de suas vidas. Suas vidas e muitas outras que tentaram cruzar o caminho de um ex-combatente que sobreviveu aos horrores da guerra, embora que de uma maneira nada honrosa.
Por seu segredo do passado ele mataria e passaria por cima de quem quer que fosse.

E no World Trade Center em seu 88º andar, Reacher chega a uma conclusão nada trivial : Pela primeira vez na vida ele conhecia alguém que valia a pena tomar um tiro.

Lee Child em uma de suas melhores performances, nos mostra um Jack Reacher mais vulnerável. Mais emotivo, mais humano, mas nunca perdendo a capacidade de raciocinar mais rápido do que o inimigo.
Um livro que transporta o leitor para os horrores da guerra do Vietnã, famílias reduzidas a esperança e combatentes jamais encontrados.

O livro em uma palavra: emocionante.

Como quem lê faz seu filme, eu cai de amores por Jack Reacher logo em Dinheiro Sujo. Um ex-militar que carrega o sistema nas veias e sua honra do lado direito do peito. Não tem como não amar Reacher e seu modo nada convencional de resolver enigmas. 
Sua habilidade como estrategista e sua precisão com armas de fogo, o colocam em um patamar exclusivo de heróis ou anti-heróis como ele mesmo se chamaria.

Especificamente em Alerta Final, o autor trata assuntos importantes como os espólios de uma guerra. Os feridos e aqueles que jamais voltarão para casa.
E tudo isso regado a um cenário incrível com direito as Torres Gêmeas, vôos em primeira classe e passeio de helicóptero do exército.

Lee Child certamente nos conduz ao erro em Alerta Final. A trama se desenrola de forma abrupta nos capítulos finais fazendo com que todas as nossas confabulações caiam por água abaixo. Adoro !

* O livro foi escrito em 1999 portanto as Torres Gêmeas ainda não haviam sofrido o atentado da al-Qaeda.

Conheça os outros livros da série:
- KILLING FLOOR -  Dinheiro Sujo
-
DIE TRYING -  Destino Inferno
-
TRIPWIRE - Alerta Final
-
RUNNING BLIND
-
ECHO BURNING
-
WITHOUT FAIL
-
PERSUADER
-
THE ENEMY
-
ONE SHOT - Um Tiro
-
THE HARD WAY
-
BAD LUCK AND TROUBLE
-
NOTHING TO LOSE
-
GONE TOMORROW
-
61 HOURS
- WORTH DYNG FOR 
- THE AFFAIR
- A WANTED MAN 

Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO