0

Noite Sem Fim

Noite Sem Fim
1º vol. da série Além-Mar
Roberto Campos Pellanda

" Com o ânimo renovado, também veio a certeza de qual deveria ser seu próximo passo : voltar à casa do escritor e salvar tantos livros quanto pudesse. Sabia que era provável que os Capacetes Escuros voltassem à casa e a queimassem, para destruir os livros. Isso, se já não o tinham feito. Martin pensou que conhecia a pessoa perfeita para a missão, alguém que adorava livros mais do que qualquer coisa : Omar, é claro. "

Uma vila onde a noite era eterna. Os segredos e conspirações faziam parte do medo e a vida era limitada a espera da próxima partida.
A cada seis meses um navio partia e levava com ele amigos, parentes e conhecidos para o Além-mar. Ninguém sabia o destino. Ninguém sabia a data da volta e muito menos se houveria volta. Apenas uma coisa era certa : a partida.

Tudo na vila era excessivamente controlado pelos anciãos. Manifestações de opinião eram punidas rigidamente. A verdade era dita pelos anciãos e ponto final. 
Era um período onde muitos livros eram proibidos. Livros que abriam a mente para a mentira iminente e a vida quando vivida sem um código rígido de conduta.

Os moradores da vila normalmente aceitavam as leis e a conduta de comportamento, mas alguns sabiam demais.
Martin Durão é o protagonista dessa história juntamente com seu amigo Omar e Maya, sua um pouco mais que amiga. Instigado pela partida do pai para o Além-Mar, Martin descobre que seu pai pode não ter sido voluntário na partida. Uma vida inteira de feitos que Martin nem imaginava que o seu pai pudesse ter participado. Aos poucos a história se desdobra e Martin e amigos chegam a uma coleção de livros proibidos que não só remontam a verdade sobre o regime ancião, mas também os colocam frente à frente com os "capacetes escuros", uma espécie de polícia a serviço dos anciãos.

Depois de conhecer escritores, inventores e inclusive o único tripulante que voltou do Além-Mar, Martin acredita cada vez menos no regime ancião e desconfia cada vez mais da névoa e das criaturas que não devemos pronunciar o nome.

Roberto Campos Pellanda nesse primeiro volume da série Além-Mar nos presenteia com um livro muito envolvente e gostoso de ler. O seu estilo literário já era conhecido em Insight e em Noite Sem Fim ficou ainda mais instigante. A escrita é direta sem muitos rodeios e os elementos são bem construídos, o que dá muita agilidade à leitura.

O livro em uma palavra : envolvente

Como quem lê faz seu filme, Martin é um protagonista com muita presença. É muito fácil se identificar com ele e os amigos pela força e coragem. Martin busca pela verdade mesmo se colocando em perigo.

O amor pelos livros e a importância que eles tem em uma sociedade afloram de cada página.
Uma leitura ágil e gostosa sobre amizade, amor aos livros e mentiras que pode encantar tanto os jovens quanto os adultos. Basta ler e se deixar levar pelos mistérios da Vila.

Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO