0

Ossos

Ossos
Título Original : Bare Bones
Kathy Reichs
Editora Record

"Os amigos sempre perguntam : "Como consegue lidar constantemente com restos mortais ? Isso não subestima a vida ? Não transforma a morte brutal em um lugar-comum ? "
Dou de ombros para tais perguntas com uma resposta batida a respeito da imprensa. Todo mundo sabe a respeito de mortes violentas, digo. O público lê sobre esfaqueamentos, tiroteios, desastres aéreos. As pessoas ouvem estatísticas, assistem a cenas gravadas, seguem os julgamentos pela TV. A diferença ? Vejo a carnificina mais de perto."

A doutora Temperance Brennan normalmente amava o seu trabalho. Era como um quebra-cabeças macabro que no final, indicava uma resposta aos mortos. A partir de ossos ou de seus fragmentos, a doutora Brennan e sua equipe trazia à tona as causas da morte, características físicas e em muitas vezes a idade e a etnia do morto. 
Lidar tão de perto com a morte, fazia parte dos seus dias e isso não a fazia lidar com esse mundo como se assassinatos brutais fossem coisas absolutamente normais. 
A crença na bondade ainda teimava em existir em em seu ser, e quando o seu trabalho mais uma vez, atrapalhou as suas tão sonhadas férias na praia com um belo policial canadense, ela só conseguiu dizer : MERDA.

Temp ia tirar férias. Temp ia namorar. Temp ia se divertir. Porque a partir de agora, ossos de um bebê completamente carbonizados, seria o primeiro de três casos completamente intrigantes, que não só tirariam a sua viagem de férias, como colocaria a sua vida e a vida de sua filha em perigo.
O que era para ser um simples passeio com a filha e o cão Boyd, acabou por ser uma descoberta macabra. Um saco de ossos incluindo vários membros, fez aquele passeio virar cenário de perícia e tudo mais. Por vezes, a filha de Temp gostaria que ela apenas fosse como as outras mães e assasse bolos, etc e tal. Mas não, a mamãe Temp analisava ossos e até que se provasse o contrário, aqueles eram dignos de atenção. Foi-se o passeio.
E assim, mais casos foram se somando até que o instinto de Temp a coloca frente a algo maior. Conexões, drogas, contrabando e mais atividades ilegais. O que Temp tinha nas mãos era algo grande e perigoso.

Ossos é detalhado e não poupa o leitor de nomes técnicos e minuciosos. O cenário é bem contruído e é impossível não se ver pensando no seriado Bones, o qual a autora Kathy Reichs serviu de inspiração. Reconstruir uma cena de crime a partir de fragmentos é ao meu ver, algo incrível. A ciência trabalhando como a última voz dos mortos.

O livro em uma palavra : fascinante

Como quem lê faz seu filme, eu particularmente me sinto bem com cenários detalhados. Kathy Reichs não poupa detalhes e isso me ajudou muito a montar o meu próprio cenário mental com conjecturas e afins. Nesse caso, fui vencida pela autora e não consegui chegar ao assassino. Ponto pra ela !
No livro tem um caso de uma arara azul que fez lembrar muito o filme Rio rsrs Ouvi até a musiquinha rsrs
Já a doutora Brennan é mega parecida com a do seriado. Linda, dedicada e com um humor ácido. 
Eu amei o livro e estou nesse momento em uma batalha para conseguir a série completa.


 Conheça a série dedicada a  Temperance Brennan
1. Deja Morta
2. Death Du Jour
3. Deadly Decisions
4. Fatal Voyage
5. Grave Secrets
6. Bare Bones - Ossos
7. Monday Mourning
8. Cross Bones
9. Break No Bones
10. Bones to Ashes
11. Devil Bones
12. 206 Bones
13. Spider Bones
     aka Mortal Remains
14. Flash and Bones

Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO