0

A Sombra do Vento

A Sombra do Vento
Título Original : La Sombra del Viento
Carlos Ruiz Zafón
Editora Suma de Letras

"- Este lugar é um mistério, Daniel, um santuário. Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece. Faz muitos anos que meu pai me trouxe aqui pela primeira vez, e este lugar já era velho. Quase tão velho quanto a própria cidade. Ninguém sabe ao certo desde quando existe ou quem o criou. Conto a você o que me contou meu pai. Quando uma biblioteca desaparece, quando uma livraria fecha as suas portas, quando um livro se perde no esquecimento, nós, guardiões, os que conhecemos este lugar, garantimos que ele venha para cá. Neste lugar, os livros dos quais já ninguém se lembra, os livros que se perderam no tempo, viverão para sempre, esperando chegar algum dia às mãos de um novo leitor, de um novo espírito. Na loja, nós os vendemos e compramos, mas na verdade os livros não tem dono. Cada livro que você vê aqui foi o melhor amigo de um homem. Agora só tem a nós, Daniel. Você acha que poderá guardar esse segredo ? "


Daniel Sempere e seu pai tinham uma livraria em uma Barcelona antiga onde os livros ainda podiam ser tratados com um certo glamour. Ainda pequeno foi levado pelo pai para o cemitério dos livros esquecidos. Lugar este, que servia de refúgio para livros perseguidos pela censura, guerra, pessoas fanáticas ou simplesmente o tempo. Maravilhado pelo poder que emanava daquelas paredes repletas de livros, Daniel escolheu um exemplar ao acaso,  ou penso eu que o exemplar o escolheu.
Mais tarde maravilhado pelas páginas de A Sombra do Vento de Julián Carax, Daniel sentia o encantamento emanado do primeiro livro que realmente abriu caminho até seu coração. Ainda sob o efeito das letras, a vontade de Daniel era buscar toda a obra de Julián Carax e lê-la do início ao fim.
A sua surpresa era quase do mesmo tamanho da sua empolgação ao descobrir que os livros de Carax tinham um valor inestimável no mercado, uma vez que eram raros os sobreviventes de um maluco incendiário que caçava os exemplares sem piedade.

Daniel não estava interessado em valores monetários, a sua obstinação estava em descobrir mais sobre as obras e a vida daquele enigmático autor. E assim, Daniel conheceu seu primeiro amor, sua primeira decepção amorosa e seu verdadeiro amigo Fermín Romero de Torres e nada daquela inquietação por Carax passar.
Fermín era uma espécie de espião do governo que em tempos de crise foi capturado, torturado e agora vivia nas ruas contando os dias que conseguia fugir do terrível inspetor Fumero. Dotado da língua mais enigmática e afiada do mundo, acompanhou Daniel Sempere nessa investigação sobre a vida de Julián Carax.

O passado de Carax não era belo ou fácil de se desvendar. Começando pelos amigos do colégio até sua própria mãe, todos tinham algo que não fora dito. Verdades e mentiras que o levaram a um caminho sem volta no amor e na vida.
A cada  nova descoberta, Daniel via a história de Carax se misturar cada vez mais com sua própria história. 
Estranhamente obstinado, Daniel coloca a própria vida em perigo na busca pela verdade.

Zafón tem uma narrativa que torna impossível saber para onde ele nos levará. Personagens com linguagem e senso de humor tão ricos que a emoção segura a velocidade dos olhos ao ler cada parágrafo. A Sombra do Vento não é um livro para ser lido simplesmente, é necessário sentir. Aliás, eu diria que é impossível não se entregar a paixão que emana de cada linha.

O livro em uma palavra : intenso

Como quem lê faz seu filme, A Sombra do Vento foi o primeiro livro de Zafón que eu li e já me apaixonei pelo autor. Um livro que conta a história de um outro livro que escolheu seu dono e o fez crescer.
Ler e se emocionar com o caminho que Daniel é levado é quase surreal, mas Fermín rouba a cena cada vez que abre a boca e enriquece os parágrafos com suas idéias.
Tem muito suspense, investigação, romance e tragédias. 
Amigos de colégio que tem suas vidas marcadas para sempre por conta do amor e da loucura. 
A guerra e sua incrível arte de permitir a morte e a tortura de inocentes.
O amor e as loucuras que somente os apaixonados são capazes de fazer.
A paixão pelos livros que só quem ama ler é capaz de entender.
Zafón, ao escrever magicamente esse livro, nos deixa órfãos ao virar a última página.

E para os fãs de Carlos Ruiz Zafón (como eu), a Editora Suma de Letras lançará a continução da série dedicada ao Cemitério dos Livros Esquecidos em junho desse ano.

Série Cemitério dos Livros Esquecidos :
1. The Shadow Of The Wind - A Sombra do Vento
2. The Angel's Game - O Jogo do Anjo
3. The Prisoner of Heaven - O Prisioneiro do Céu

Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO