22

Um Amor Para Recordar

Um Amor Para Recordar
Título Original : A Walk to Remember
Nicholas Sparks
Editora Novo Conceito

" Quando eu tinha 17 anos, minha vida mudou para sempre ... Estou com 57, mas ainda me lembro de tudo o que aconteceu naquele período, em seus míninos detalhes. Sempre o revivo em minha mente, trazendo-o de volta à vida, e sinto uma estranha combinação de tristeza e alegria quando o faço.
Esta é a minha história - e prometo contar tudo.
No início você vai sorrir e, depois, chorar - não diga que não avisei. "

Landon Carter


Jamie Sullivan era filha do pastor de uma igreja em Beaufort, litoral da Carolina do Norte. Sua mãe havia morrido há muito tempo e seu pai a criara sozinho. Ela era doce, angelical de tão bondosa e todos na cidade acabavam se rendendo a sua voz meiga e fraterna. Ela não hesitava em ajudar animais abandonados ou passar as férias pintando paredes de um vizinho idoso.
Jamie era diferente das outras garotas do último ano do ensino médio. Sua beleza escondia-se através de roupas simples e surradas. Nada de maquiagem ou qualquer modelito que beirava a sensualidade. Jamie, não se destacava na multidão pela aparência. Mas, de posse de sua inseparável bíblia, era capaz de conversar com qualquer pessoa daquela cidade e ser bem recebida.

Landon Carter era de uma família rica e influente da cidade. Ele vivia com sua mãe na pequena cidade enquanto seu pai os visitava frequentemente nas folgas da vida política.
Landon se ressentia pela falta do pai e como a maioria dos garotos, aprontava pela cidade. Desde irritar o pastor da igreja, até colocar clipes nas latinhas de doação para o orfanato.
Landon e Jamie estudavam juntos havia muito tempo. Isso não fazia deles amigos íntimos, mas eram conhecidos.

Ela era praticamente o oposto do que Landon poderia chamar de garota elegível a namorada. Porém, por ironia do destino foi justamente Jamie quem acompanhou Landon ao baile em homenagem aos ex-alunos. A doce, sem sal e "carola" Jamie Sullivan.

A partir desse ponto o destino começa a trabalhar sozinho. Jamie mostra a Landon tanta bondade que ele começa a enxergar onde realmente ela se diferencia das outras garotas.
Jamie o envolveu na peça de teatro, no orfanato e assim, Landon se transforma pouco a pouco.
Passeios e conversas acabam por ser o cenário para o nascimento de um sentimento que desde os primórdios não respeita diferenças e muito menos classes sociais : o amor.

Landon fazia planos para o futuro e Jamie nunca fazia planos para um futuro distante. Aos poucos Landon descobre o real motivo da falta de planos, da perda de peso e o porque de trabalhar tanto para aquele natal no orfanato.

Certas vezes não há nada que possamos fazer a não ser amar com toda a força de nossos corações até que o destino se complete.

Nicholas Sparks é capaz de escrever algo triste e lindo. Romântico e trágico. Doce e amargo. Brincando com as palavras, ele nos apresenta uma história de amor inesquecível que vence barreiras e sobrevive ao tempo.

O livro em uma palavra : emocionante

Como quem lê faz seu filme, somos apresentados a uma das mais belas histórias de amor. Algo tão profundo e transformador que já foi eternizado em mais de 5 milhões de exemplares.
Sob a perspectiva de Landon, somos apresentados aos seus mais íntimos sentimentos e isso sem dúvida nenhuma emociona em cada parágrafo. Vemos a transformação de um garoto "playboy" em gente. Gente que ama, que se envergonha, que se importa com o que os outros vão pensar e que depois, só se importa com a grandeza daquele sentimento que nem bateu na porta para entrar.
Diferentemente dos outros livros do autor, não vemos lindas cartas. O que vemos aqui é o milagre da redenção e da fé. O amor transformador que sobrevive ao tempo. Definitivamente um amor para recordar.

O livro encantou tantas pessoas que foi eternizado em uma linda adaptação. A adaptação é um pouquinho diferente do livro. Eu já conferi e super indico (depois do livro é claro rsrsrs)





Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO