17

Um Dia - David Nicholls


Um Dia
Título Original: One Day
David Nicholls
Editora Intrínseca

"Ema Morley considerava "bonitão" um termo banal, do século XIX, mas na verdade não havia outra palavra que o descrevesse, a não ser talvez "lindo". O rosto era daqueles em que você enxerga os ossos por baixo da pele, como se até a caveira fosse bonita. "

"Era bonita, mas parecia constrangida por isso. O cabelo tingido de ruivo era malcortado quase de propósito, talvez por ela mesma em frente ao espelho ou pela garota grandona e barulhenta com quem dividia o apartamento, Tilly sei lá o quê."

Emma Morley e Dexter Mayhew se encontram na festa de formatura da faculdade. Passam a noite juntos e depois nunca mais serão os mesmos. A roda da vida gira, mas a intensidade daquele amor fica.

" Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida.
Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense n agrande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável"
Charles Dickens, Grandes esperanças

Ela queria mudar o mundo. Senão totalmente, pelo menos fazer alguma diferença. Mudar a vida das pessoas através da arte, talvez. Escrever coisas bonitas.
Um diploma com honras de primeiro lugar em duas matérias não a deixava segura que caminho seria fácil, mas ela sabia que tinha que ser corajosa e ousada e realizar alguma coisa.

Ele queria explorar o mundo. Se dar bem. Apesar de não saber exatamente como. Queria que os pais se orgulhassem dele e também queria conhecer muitas mulheres no sentido mais literal da coisa. Deveria haver bastante diversão e pouca tristeza. Ele queria mesmo era explorar o mundo e ser feliz.

E assim a vida segue seu curso. Emma trabalhando em peças teatrais e tentando mudar o mundo e Dexter explorando o mundo. China, Holanda, Irlanda, Espanha foram somente alguns cenários. E apesar da distância e da diferença econômica, eles nunca deixavam de se falar através de cartas, através de encontros esporádicos ou aniversários em comum.
A vida por ser muito diferente para quem não possui uma família abastada para patrocinar os exageros pós faculdade. Assim, Emma logo percebe que ideologias e aquela vontade imensa de mudar o mundo custavam caro demais.

Emma sabe que ama profundamente Dexter e Dexter sabe que ama profundamente Emma.
Os dois opostos se completam mas nem sempre é fácil aceitar. Dexter precisava viver a vida, viver experiências, conquistar mulheres e aproveitar. Muitas mulheres de apenas uma noite regada a bebidas e drogas que não significavam nada mais que simples conquistas .
Conquista seu primeiro nome é Dexter. A escalada profissional acontece rapidamente acompanhada por vícios e arrogância.

Emma também vive experiências amorosas e já em Londres encara um emprego que odeia sem nunca desistir de seus sonhos. Eles estarão sempre lá, nem que para isso ela precise escrever de madrugada, voltar a estudar e errar algumas vezes.

Dexter é uma presença constante na vida de Emma e Emma também na vida de Dexter. Os dois sempre se falam, sempre se encontram e sempre precisam compartilhar sucessos e fracassos um com o outro. A vida os separou mas o sentimento ficou e na hora do aperto e das reviravoltas que só mesmo o destino sabe dar, lá estão os dois novamente.

O livro em uma palavra: real

Como quem lê faz seu filme, a história desses dois é real demais. É triste, é absurda, é visceral de tão real. A vida aproxima pessoas, mas também pode afastá-las. E foi assim com eles. Eles precisaram viver tudo, incluindo trágicas experiências, para aceitar o inevitável.

Por mil vezes eu queria bater com o próprio livro na cabeça do Dexter.
Por outras mil vezes eu queria bater com o próprio livro na cabeça da Emma.

Hello, Dexter ?! Precisava chegar ao alicerce do poço ? A catástrofe da sua vida sem limites foi tão grande que o fundo do poço ainda não poderia descrever onde ele foi capaz de chegar.
No final desse livro veio em minha mente uma frase de Vinícius de Moraes que cai como uma luva para esse livro: " A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida."

* As cartas escritas e recebidas durante as viagens de Dexter são descritas no livro. Tão lindo que a gente se sente coadjuvante na história.

Um dia é o grande lançamento da Editora Intrínseca e conta a história de duas pessoas que viveram quase uma vida de experiências e não conseguiram enxergar que o que realmente importa, muitas vezes é invisível aos olhos.

Recomendadíssimo !

O livro Um dia será base para um filme com o mesmo nome estrelado por Anne Hathaway e Jim Sturgess. Imperdível ! Sintam o gostinho com o trailer porque por enquanto a estréia acontece somente nos Estados Unidos.

Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO