14

O Livro Perdido das Bruxas de Salém

O Livro Perdido das Bruxas de Salem
Katherine Howe
Editora Suma de Letras

" Eu sempre fico intrigado com os diferentes modos com que se pode escolher como seguir uma crença. Olha só para isso: eles vêm de toda parte. Nós celtas, filosofia oriental, a Nova Era. O passado e o presente implodiram num bufê de opções equivalentes, todos em busca do divino. É fascinante. Esse elemento pagão autêntico é uma das razões por que viver em Salem é tão interessante, mesmo para um agnóstico como eu."

Connie Goodwin colocava todas as suas energias na sua tese de doutorado em Harvard. Ela precisava passar essa fase para continuar estudando e finalmente fazer o tão sonhado Phd.
Toda a exaustão e dificuldade estavam dentro do previsto. O que não estava previsto era uma casa abandonada a mais de 20 anos aparecer no contexto.
Grace, a mãe de Connie uma exotérica cuidadora de auras, pediu a Connie para vender a casa que pertencera a avó em Marblehead.
As férias de verão haviam começado e Connie invés de trabalhar em sua dissertação estava agora junto com sua colega de quarto chamada Liz e o adorável cãozinho Arlo, a procurar uma casa abandonada a mais de 20 anos.
Muito mato, muita poeira, sem telefone e sem energia elétrica. Quase um museu !
Livros antigos e uma bíblia com uma chave e um nome escrito : Deliverance Dane
A casa escondia segredos.
Connie se vê completamente envolvida nos mistérios da casa.
Liz, volta para Cambridge e Connie se vê sozinha com Arlo na casa misteriosa.

Enquanto Connie pesquisava nas redondezas sobre Deliverance Dane ela conhece um restaurador de igrejas mega-tudo-de-bom chamado Samuel Hartley.

Sam apresenta os arquivos da igreja para Connie e a partir daquele momento Sam também passa a fazer parte da busca de Connie. Sam, além de ser um companheiro agradável, desperta algo até então desconhecido por Connie.

Ao encontrar o nome de Deliverance Dane nos arquivos de excomunhão da igreja, Connie acredita que Deliverance foi enforcada como Bruxa e seus pertences incluindo um livro de feitiços, foram deixados para a filha única.
Um livro de feitiços que resistiu ao tempo era tudo que Connie precisava para a sua dissertação de história colonial norte americana.

Supostamente as bruxas de Salém foram injustamente enforcadas. Mas Deliverance Dane era mesmo uma bruxa ?
Essas questões aqueciam demais o coração acadêmico de Connie e ela não conseguia mais parar. Ela devia concentrar-se na venda da casa e na dissertação mas era impossível frear a busca pelo livro e pela verdade.

O seu orientador de Harvard estava obcecado pelo livro. Pressionava e ameaçava inclusive cortar a sua bolsa de estudos.
Connie se vê tão envolvida na busca, cada vez mais perto, cada vez mais a história se funde com a história da casa da sua avó, cada vez mais a história se funde com sua própria história.

Connie e seu fiel companheiro Arlo agora precisam encontrar o livro perdido não só para salvar a sua bolsa e seus estudos mas para salvar a vida de Sam.

Katerine Howe mistura fatos histórico da caça as bruxas de Salem com um romance delicioso entre uma estudante de história colonial e um restaurador.
Uma escrita simples e envolvente que te faz voltar no tempo e sentir pelas pobres mulher injustiçadas.

O livro em uma palavra: envolvente.

Como quem lê faz seu filme, eu me vi em Salém e fui capaz de sentir o frio e o medo das pessoas.
Connie precisava vender uma casa e descobre a própria história. Descobre pela primeira vez o amor e entende o comportamento da sua mãe.
Ninguém foge do destino !
Connie em sua busca pela verdade me fez pensar do que o ser humano é capaz para se livrar de acusações. As pessoas naquela época acusavam e muitas vezes confessavam crimes de bruxaria simplesmente para sobreviver.
Pessoas com seios firmes eram bruxas.
Pessoas com conhecimentos de ervas medicinais eram bruxas.
Pessoas que rezavam e tinham suas preces atendidas eram bruxas.
A história desse livro mostra pessoas inocentes enforcadas pelo medo de uma cidade.

Postar um comentário

Posts Recentes

© Quem Lê faz seu Filme - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO